sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Dica literária: Biblioteca Parque Estadual

A Biblioteca Parque Estadual, está localizada no Centro da Cidade ( RJ ), e a entrada é franca.
O endereço da BPE: Av. Presidente Vargas, 1261 Centro - Rio de Janeiro Tel: (21) 2332-8647/ 2332-7225 Horário de Funcionamento:
De terça à domingo, das 10h às 20h. Hotsite: http://www.bibliotecasparque.org.br/#home
A biblioteca foi fundada em 1873 por D. Pedro II, e após um longo período fechado para reformas e atualização, ela abre as suas portas a visitantes, o acesso é muito fácil e pertinho da estações de metrô Central e Presidente Vargas, mas se você quiser ir de bicicleta lá tem bicicletário. Por dia ela pode receber até 5000 visitantes. Possui 2000mil títulos e 200mil filmes. Que podem ser retirados por empréstimo durante 15 dias mediante cadastro na biblioteca. Ela tem os mesmos livros em grandes quantidades, o espaço é bem interativo e tem um espaço separado só para as crianças.
Contação de histórias no espaço infantil – mês de outubro.
Ela abriga desde livros falando sobre psicologia, sociologia e entre outros até mangás e quadrinhos. A área infantil é bem espaçosa e aconchegante, por exemplo, tem vários puffs e sofás... além de computadores de última geração.
Minha opinião: Eu gostei bastante, gostei do fato de poder pegar livros emprestados por 15 dias e se você não conseguir ler o livro você poder renovar o empréstimo. Eu acho que a área infanto-juvenil ainda não tem livros o bastante de modo não ocupar todas as estantes, diferente das outras áreas, talvez porque quando fui ela ainda estava recém-inaugurada e acredito que a falta de livros é por conta disso. A biblioteca é muito bonita e os espaços são um convite aconchegante a leitura ou a visualização de filmes. Tem um lindo chafariz meio obra de arte bem no meio das instalações, no dia que fui não tinha nenhuma programação cultural, porém é comum acontecer exposições e contação de histórias. Outra coisa é que fica bem pertinho do Centro comercial -Saara o que nos rende mais um passeio... Minha mãe me contou que quando ela era adolescente frequentava a biblioteca para fazer suas pesquisas escolares ainda feitas escritas a mão em papel “almaço”...rs . Com certeza nas próximas férias eu minha irmã voltaremos lá para pegar alguns livros e curtir mais um pouco desse espaço tão legal! Fica a dica um passeio cultural praticamente sem custos e pra toda família. Esse post teve uma pequena ajudinha da mamãe.

Um comentário:

  1. Minha filha, minha florzinha que tá crescendo...é sempre um prazer está com você em seus dias, seja ajudando aqui....ou ali...bom mesmo é sempre estar perto de pessoas especiais como você.

    ResponderExcluir